Arte indígena brasileira é a arte produzida pelos povos nativos do Brasil, antes e depois da colonização portuguesa, que iniciou-se no século XVI. Considerando a grande diversidade de tribos indígenas no Brasil, pode-se dizer que, em conjunto, elas se destacam na arte da cerâmica, do trançado e de enfeites no corpo. Mas o ponto alto da arte indígena são os trançados indispensáveis ao transporte de caça,dapesca,de frutas, para a construção do arcabouço e da cobertura da casa e para a confecção de armadilhas.
Quando dizemos que um objeto indígena tem qualidades artísticas,
podemos estar lidando com conceitos que são próprios da nossa civilização, mas
estranhos ao índio. Para ele, o objeto precisa ser mais perfeito na sua
execução do que sua utilidade exigiria. Nessa perfeição para além da finalidade
é que se encontra a noção indígena de beleza.
Outro aspecto importante a ressaltar: a arte indígena é mais
representativa das tradições da comunidade em que está inserida do que da
personalidade do indivíduo que a faz. É por isso que os estilos da pintura
corporal, do trançado e da cerâmica variam significativamente de uma tribo para
outra. É preciso não esquecer que tanto um grupo quanto outro conta com uma
ampla variedade de elementos naturais para realizar seus objetos: madeiras,
caroços, fibras, palmas, palhas, cipós, sementes, cocos, resinas, couros,
ossos, dentes, conchas, garras e belíssimas plumas das mais diversas aves.
Evidentemente, com um material tão variado, as possibilidades de criação são
muito amplas, como por exemplo, os barcos e os remos dos Karajá, os objetos
trançados dos Baniwa, as estacas de cavar e as pás de virar biju dos índios
xinguanos.
As peças de cerâmica que se conservaram testemunham muitos
costumes dos diferentes povos índios e uma linguagem artística que ainda nos
impressiona.
São assim, por exemplo, as peças da Ilha de Marajó, são divididos
em dois tipos: Santarém e Marajoara. Nas peças de Santarém, apresentam tamanho
pequeno, porém bem trabalhado. Já nas peças Marajoaras, apresentam tamanho
grande e normalmente contém pinturas de deuses ou animais, sempre contendo
cores avermelhadas.
Para os índios, as máscaras têm um caráter duplo: ao mesmo tempo
que são um artefato produzido por um homem comum, são a figura viva do ser
sobrenatural que representam Elas são feitas com troncos de árvores, cabaças e
palhas de buriti e são usadas geralmente em danças cerimoniais, como, por
exemplo, na dança do Aruanã, entre os Karajá, quando representam heróis que
mantêm a ordem do mundo.
As cores mais usadas pelos índios para pintar seus corpos são o
vermelho muito vivo do urucum, o negro esverdeado da tintura do suco do jenipapo
e o branco da tabatinga. A escolha dessas cores é importante, porque o gosto
pela pintura corporal está associado ao esforço de transmitir ao corpo a
alegria contida nas cores vivas e intensas.
Através da pintura corporal algumas tribos se organizam socialmente,cada
grupo como guerreiros, nobres e povo, se pintam e se enfeitam diferentemente.
Algumas pinturas chegam a serem bem elaboradas, algumas rompendo com as formas
do corpo humano.
Aluna: Jeniffer Claudia
Fonte:
Deixou fundo com marcação.
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