quarta-feira, 7 de novembro de 2012

TEATRO


Teatro
O teatro surgiu na Grécia Antiga, no séc. IX a.C. Consiste em representar uma situação e estimular sentimentos na audiência. A tríade: quem vê, o que se vê e o imaginado é o  apoio do drama, pois ele exige uma reflexão propiciada através do ator ou conjunto de atores interpretando uma história. 

A palavra teatro pode significar tanto o prédio em que se exibem as diferentes formas de arte como uma delimitada arte.
 A arte de representar prosperou em terrenos sagrados na Índia, Egito, Grécia, China e nas Igrejas da Idade Média. O modo pelo qual o homem descobriu para revelar seus sentimentos de amor e ódio.
As primeiras sociedades primitivas acreditavam que a dança imitativa influenciava os fatos necessários à sobrevivência através de poderes sobrenaturais, por isso alguns historiadores assinalam a origem do teatro a partir deste ritual.
Os principais gêneros dramáticos conhecidos são: a tragédia nascida na Grécia, a comédia que representa os ridículos da humanidade, a tragicomédia que é a transição da comédia para o drama e o drama (melodrama), ao ser representado é acompanhado por música.
O Padre José de Anchieta evidenciou a implantação do teatro no Brasil com o interesse de catequizar os índios para o catolicismo e impedir os hábitos condenáveis dos colonizadores portugueses, sendo assim uma idéia mais religiosa do que artística. 
Por Patrícia Lopes Dantas

aLUNO :LUIZ fERNANDO 
fONTE:http://www.mundoeducacao.com.br/artes/teatro.htm

Um comentário: