quarta-feira, 14 de novembro de 2012

Lixo Eletrônico



LIXO ELETRÔNICO SE TRANSFORMA EM ARTE
                      

  Lixo eletrônico (ou E-lixo) é um assunto que vem sendo debatido mundialmente, levantando tanto a questão do enorme consumo de bens eletrônicos, quanto à falta de orientação da população em como descartar corretamente este tipo de material. O problema se agrava com a evolução tecnológica, a grande oferta de gadgets e o processo crescente de obsolescência de eletroeletrônicos. O consumo acelerado gera um montante assustador de e-lixo, com grande impacto no meio ambiente. O Brasil é também grande gerador de lixo eletrônico e, em relação a outros países, está atrasado na gestão desse tipo de resíduo. Incentivado por esta situação alarmante, o artista cubano Steven Rodrig encontrou outra solução para o material rejeitado. Ele produziu uma coleção de obras chamada “PCB Creations”, que utiliza peças de computadores e componentes eletrônicos para construir esculturas. Essas peças dialogam sobre a questão do avanço tecnológico frente aos danos desse lixo eletrônico no meio ambiente, propondo uma reflexão sobre o tema.


  Atento a esse cenário, o Instituto Sergio Motta, em parceria com a Secretaria do Meio Ambiente do Estado de São Paulo, desenvolveu o Projeto E-lixo Maps. Trata-se de um site desenvolvido pela artista multimídia Martha Gabriel, que utiliza a plataforma Google Maps para encontrar os locais mais próximos de sua casa que recebem esse tipo de resíduo. Faça a sua parte!


                     



  Artista Steven Rodrig cria esculturas a partir de circuitos de computadores velhos. O artista fez de tudo um pouco. Desde um par de sapatos até mesmo insetos e capas de livros. Ele também criou uma tartaruga com placas de circuito de computadores antigos.
Rodrig começou a trabalhar há cerca de um ano com placas de circuito de computadores velhos.


                           

Aluna: Yasmin Batista Vidotti
Fontes:
*
http://conexoestecnologicas.org.br/?tag=artes-plasticas *http://www.lazertecnologia.com/2010/04/06/artista-steven-rodrig-cria-esculturas-a-partir-de-circuitos/

Nenhum comentário:

Postar um comentário